03 JUN 2014
Toma posse a nova secretária da Indústria, Comércio e serviços de Camaquã

Em solenidade prestigiada por lideranças empresariais, dirigentes de entidades, secretários municipais e vereadores, o prefeito João Carlos Machado assinou o decreto de nomeação da nova secretária Municipal da Indústria, Comércio e Serviços de Camaquã, Maristela Miguellis Monteiro. O ato foi realizado na manhã desta terça-feira (3), no Salão Nobre da Prefeitura.

Pós-graduada em Direito Tributário, Maristela é assessora jurídica do Sindilojas Camaquã, entidade na qual atua há dezessete anos. Ela integra ainda o Coopersind, junto à Fecomércio, representando o Sindilojas local. “Antes de aceitar esse desafio, falei com minha família, com os diretores do Sindilojas, com o presidente da ACIC e com minhas sócias de escritório. E todos foram unânimes, dizendo que eu deveria dizer sim”, disse a nova secretária, para quem o respaldo recebido por aqueles que ela convive foi determinante.

Maristela não detalhou as linhas que irão nortear seu trabalho, mas salientou que pretende sincronizar as ações da sua pasta ao funcionamento do governo: “Espero poder contribuir com Camaquã, tendo sempre como princípio a promoção do diálogo, a busca pela união e a determinação para  fazer o melhor possível”, comentou.

Entre os que prestigiaram a solenidade, esteve o vice-presidente da Fecomércio, Luis Antônio Batistella. Para ele, a escolha do nome da nova secretária foi acertada: “Todo o crescimento profissional da Maristela está ligado ao setor empresarial, a sua própria especialização acadêmica teve o tema empresarial como mote”, disse o diretor das Lojas Pompéia, empresa em que Maristela também atuou. O dirigente também salienta como positivo o convívio que a nova secretária vem mantendo com empresários de todo o Estado nas reuniões periódicas da Fecomércio. “Isso foi bom, pois agregou ao conhecimento que ela já tem da rotina empresarial local, demandas de empreendedores de vários setores e de locais distintos”.

Opinião parecida têm os presidentes do Sindilojas, Luciano Barbosa e da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC), Leonardo Costa. “Trata-se de uma ótima opção do prefeito João Carlos. Está indo para uma secretaria de interesse das empresas alguém que sabe as reais magnitudes deste ou daquele problema e sabe avaliar o quanto uma medida pode ser boa ou não para o setor”, observou o dirigente. Já Leonardo afirmou que a nomeação “se enquadra perfeitamente à necessidade que o cargo exige”. Para ele o trânsito da nova secretária entre as entidades e a eficácia demonstrada por ela ao longo deste tempo são credenciais que por si só justificam a decisão do prefeito.

Potencialização de forças

Em sua manifestação, o prefeito fez questão de grifar a importância estratégica que possui a SMICS nos contextos governamental e da sociedade. Para João Carlos, ter alguém nesta pasta com perfeita sintonia com as bases que representam os empreendedores é antes de tudo, a  garantia de uma interlocução saudável. “Pesou muito na escolha o vínculo da doutora Maristela com as nossas entidades, e a presença dos seus representantes, hoje aqui, tenho a certeza, lhe estimulará mais ainda para que faça um brilhante trabalho”, ponderou. O prefeito também disse que o espírito comunitário e a doação às causas da entidade que representa são pontos que pesaram em favor da sua escolha. “Não vejo crescimento sem harmonia, união de esforços. O que precisamos é potencializar forças entre a sociedade para preparar e receber esses investimentos que chegam à nossa terra, e valorizar e fomentar o crescimento dos que já investem aqui”, justificou João Carlos Machado.

O prefeito também elogiou a atuação de Claiton Duarte nos 17 meses em que esteve à frente da SMICS. Claiton, que assumiu uma cadeira na Câmara de vereadores, teve sua gestão classificada pelo agora ex-chefe como “intensa e de grandes resultados”. Ao falar, o ex-secretário agradeceu a confiança e a oportunidade que lhe foram dadas e se colocou a disposição da nova secretária.

Presenças

Durante a solenidade, a primeira dama e presidente do Macam, Jussara Machado entregou flores em seu nome no do esposo à nova secretária. O mesmo fez a secretária da Educação, Jussara Jaquês pelos colegas de governo. Participaram também da posse, além do presidente do Poder Legislativo, Ilson Meireles e do vice-prefeito Paulo Mecca, os secretários de governo e os vereadores Marco Aurélio Pereira, Marco Aurélio Longaray e Leomar Boeira. Dirigentes partidários e os familiares da nova secretária também estiveram presentes.

Impossibilidade de estar presente ao ato, a gerente regional do Sebrae-RS, Rosâni Ribeiro, enviou ofício endereçado ao prefeito João Carlos. Nele, Rosâni saúda o governo pela escolha. Escreve ela, num dos trechos da correspondência: “A Secretária Maristela é uma pessoa dinâmica, com vivência empresarial e dedicada a esta comunidade. Contribuirá muito com sua experiência em prol das estratégias e desafios da Vossa Administração”.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares