16 ABR 2014
Governo Municipal entrega novo quartel do Corpo de Bombeiros de Camaquã

Num investimento de R$ 866, 5 mil, o governo municipal entregou, nesta terça-feira (15) o novo quartel do Corpo de Bombeiros de Camaquã. A nova sede está localizada na Rua Valdemar Gutheil, Bairro São José. O ato inaugural teve a participação do prefeito João Carlos Machado e do coronel Evilton Pereira Dias, comandante do Corpo de Bombeiros do RS.

O prédio entregue à corporação, construído com recursos municipais, possui uma área construída de 333M² , na qual estão instaladas as salas de operações, dormitórios, refeitório, cozinha e sanitários, além de uma cobertura metálica de 750M² em forma de arco que liga as duas edificações.

“Antes de tudo, hoje é um dia de agradecimento, pois o governo municipal entrega uma obra de vital importância para a comunidade, para a região, para cada um dos seus moradores”, discursou o secretário especial de governo, Deoclécio Giongo, ao citar em forma de reconhecimento os profissionais e empresas que trabalharam diretamente na obra. Titular da pasta na qual o Corpo de Bombeiros está tutelado, Giongo também agradeceu aos integrantes da corporação e aos servidores civis municipais que ali atuam.

Além do novo prédio, o grupamento, que atua de forma mista em Camaquã – são 19 servidores do Estado e 15 municipais – recebeu duas novas viaturas, um Saveiro e um Gol, que se somarão aos quatro caminhões de combate ao fogo, dois veículos administrativos, um barco e uma caminhonete de resgate. Os carros foram adquiridos a partir de um fundo municipal que destina recursos para estruturação da corporação, o FunrebomCam. Em seu discurso, entretanto, o prefeito de Camaquã, aproveitando a presença do titular estadual da corporação, defendeu a necessidade da aquisição, pelo Estado, de mais um caminhão.

Além de autoridades locais e estaduais, a solenidade teve a presença de cinco prefeitos de cidades atendidas pelo grupamento sediado em Camaquã: Ervino Wachholz, de Chuvisca; Fábia Richter, de Cristal; Silvio Rafaeli, de Tapes; Dalvi Soares, de Dom Dom Feliciano; e Sérgio da Costa, de Cerro Grande do Sul. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, demais vereadores, presidentes e líderes de entidades, além do delegado regional de Polícia Civil, Vladimir Urach.

Também falaram o tenente Renato de Souza, que comanda o quartel local e o major Carlos Coelho, que responde pelo 8º Comando Regional de Bombeiros. Ambos agradeceram a relação da corporação  com o município e falaram da valorização dada ao serviço pela administração. O mesmo foi feito pelo coronel Evilton, que classificou a parceria de Camaquã com o Estado como “exemplo a ser seguido pelos demais municípios”. Uma placa simbolizando o reconhecimento foi entregue por Souza e Coelho ao prefeito.

Também eu sua fala, o prefeito falou das recentes conquistas que vêm marcando o início de 2014 – o dos 150 anos de fundação de Camaquã. Como exemplo, citou a transferência das 100 família da  Vila Assomuca para o Loteamento das Flores e também a conclusão de três novas escolas infantis.

Inédita estruturação

Sobre o serviço de bombeiros, disse que sua decisão de 2006 - a de criar o Corpo Misto de Bombeiros como forma de unir forças com o Estado para estruturar melhor o grupamento, oferecendo assim um serviço mais rápido e eficaz - “pelo que vemos hoje, temos a certeza que tomamos a melhor decisão”, comentou João Carlos, que agradeceu também ao prefeito Ernesto Molon e sua equipe de governo pelo início das obras do novo quartel.

Ao anunciar para próxima semana a mudança completa de endereço dos bombeiros, que até então vinham atuando junto ao Ginásio Municipal de Esportes, João Carlos também comemorou a inédita estruturação dos bombeiros, que além da nova casa, agora estão  equipados. Ao encerrar a fala, o prefeito agradeceu o trabalho prestado pelos engenheiros e arquitetos da Secretaria Municipal da Infraestrutura que trabalharam na edificação. Ele também citou de forma elogiosa o titular da pasta, o secretário José Adolfo Castro e o secretário especial de governo, Deoclécio Giongo pela “dedicação com a qual conduz os assuntos relacionados ao Corpo de Bombeiros”.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares