09 ABR 2014
Assembleia Legislativa homenageia Camaquã pelos seus 150 anos

Os 150 anos de fundação de Camaquã foram destacados, nesta segunda-feira (8) no Grande Expediente da Assembleia Legislativa gaúcha. Sugerida pelo deputado José Sperotto, a homenagem ao município abriu a sessão legislativa. Durante duras horas, Sperotto usou a tribuna para destacar os aspectos históricos, culturais, econômicos e políticos de Camaquã. Em apartes, outros onze parlamentares saudaram o município. Ao final, o prefeito João Carlos Machado recebeu de Sperotto e do presidente da Casa, Gilmar Sossella, uma placa alusiva ao aniversário de Camaquã.

As homenagens começaram no início da tarde, quando foi inaugurada uma mostra de Camaquã na Galeria dos Municípios. O espaço, que fica na entrada do Palácio Farroupilha, abrigará durante toda esta semana uma exposição de fotografias de Alex Hass, painéis, produtos típicos e artesanato de Camaquã. Num monitor instalado no local, os visitantes podem conferir também o vídeo institucional do Município.

“É muito honroso, para todos nós camaquenses, poder usar este espaço e sermos lembrados da forma respeitosa como estamos sendo pelo nosso Legislativo estadual”, disse o prefeito, se dirigirindo em forma de agradecimento a José Sperotto, deputado que também foi o autor do projeto de lei que concedeu a Camaquã o título estadual de “Terra Farroupilha”, aprovado por unanimidade no plenário da Casa.

Na sequencia, acompanhado por Sperotto, o grupo camaquense, que tinha também como integrantes o presidente da Câmara de Vereadores, Ilson Meireles, a secretária municipal da Cultura e Turismo, Marla Crespo e o vice-prefeito, Paulo Mecca, se dirigiu à sala da presidência da AL, onde foi recepcionado pelo presidente Gilmar Sossela e pelo deputado Valdeci Oliveira, que receberam cestas com produtos camaquenses, entregues por Marla Crespo.

Em plenário, durante a manifestação dos parlamentares, João Carlos, Ilson Meirelles, Paulo Mecca, o vice-presidente da Fecomércio Luis Baptistella e a viúva do escritor e historiador Barbosa Lessa, Nilza Lessa foram convidados a assistir a sessão da Mesa Diretora da Casa. Usaram os apartes os deputados Edson Brum; Miriam Marroni; Pedro Westphalen; Gerson Burmann; Paulo Odone; Cassiá Carpes; Pedro Pereira; Ronaldo Santini; Paulo Borges; Raul Carrion e Catarina Paladini.

Homenagem foi encerrada com música

Presentes também estiveram os secretários municipais Paulo dos Santos (Agricultura); Zeca Dornelles (Agricultura); Jussara Jaquês (Educação), além dos vereadores Fulvio Lessa; Marconi Dreckmann; Diego Garcia; Antônio Altair Puschnerat; Leomar Boeira e Marco Aurélio Pereira. Participaram também da delegação o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Edmundo Peter e o coordenador da unidade local do Sine Marco Aurélio Sperotto Jr.

A ligação de Camaquã com a Revolução Farroupilha também foi citada por Sperotto, que também falou sobre o surgimento da lavoura de arroz no município, além da sua participação na economia estadual. O deputado também apresentou os dados sócio-econômicos do município.

O Grande Expediente foi encerrado com uma aplaudida apresentação dos músicos Pablo Voloski e Luana Fernandes, que interpretou “Uma Canção para Camaquã”, música de Catulo Fernandes e Pablo Voloski.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares