26 MAR 2014
Capocam registra 25 anos de atuação literária

Para marcar seu Jubileu de Prata aCasa do Poeta Camaquense - CAPOCAM está organizando a XVIII Semana da Poesia, que transcorre de 31 de março a 07 de abril, abrindo a programação dos 150 anos de Camaquã. O evento é dedicado à memória do poeta Mario Quintana (1906 - 1994), falecido há 20 anos, e que em 1989 tornou-se Sócio Honorário da CAPOCAM, durante sua coroação como Príncipe dos Poetas Brasileiros durante evento realizado em Porto Alegre, e que contou com a presença do presidente da entidade na época Álvaro Santestevan.

A Casa do Poeta Camaquense, entidade literária mais longeva da Região da Costa Doce, está registrando 25 anos de atuação ininterrupta na área cultural, com ênfase na literatura e em particular a poesia. Conforme o presidente da CAPOCAM, Catullo Fernandes esta Semana da Poesia será muito especial. “São mais de 15 atividades culturais com entrada franca durante sete dias contemplando os mais diferentes públicos; tudo isso para demonstrar o carinho que a entidade tem com nossa cidade que está comemorando 150 anos”, ressaltou.

Entre as atividades da Semana constam: Cafezinho Poético-Musical no Galles Restaurante (02 de abril às 21h) com a entrega do troféu Amigo da Poesia, ciclo de palestras no Cine Teatro Coliseu e no auditório da Servi, oficinas literárias e contação de histórias, projeto “Poesia na Escola” com entrega de livros e recital na EEEF Manoel da Silva Pacheco, visitação ao Lar Comunitário Nilda Souza Azambuja, recital na NTC Livraria, projeto Estação Poesia “Folhas de Outono”, na sede da entidade com a posse da nova diretoria, projeto “A poesia pede carona”, nos ônibus da empresa São João, e tertúlia no Sítio Água Grande em memória ao Patrono Eterno Barbosa Lessa.

O evento conta com organização da Criarte Marketing & Eventos e promoção da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Cultura e Turismo, além do apoio cultural da Associação Amigos da Água Grande - Fundação Barbosa Lessa, NTC Livraria, Gráfica Graphity, Actos Line Produtora e Galles Restaurante.

XVIII Semana da Poesia

de 31 de março a 07 de abril

Programação:

31 de março (segunda-feira):

Oficinas Literárias com os poetas Álvaro Santestevan e Inez Ramos Crespo na ABINJUV das14h às 16h30.

Oficina de produção de literatura infantil: personagens, cenários, problemáticas, climax e solução, com a autora Lilian Zieger - Auditório Zilda Maria Azambuja - Secretaria Municipal da Educação das 14h às 16h.

1º de abril (terça-feira):

“A verdade da poesia” - Pronunciamento nas rádios locais.

Oficina e exposição de Minilivros com a poeta Cláudia Gonçalves - NTC Livraria das 14h às 18h - (inscrições gratuitas na livraria)

Oficina de Reciclagem “A poesia tá na moda”, com a artesã Guel Fernandes - ABINJUV das 14 às 16h30.

Visitação com recital no Lar Comunitário Nilda Souza Azambuja (14h) e NTC Livraria (19h).

2 de abril (quarta-feira):

Contação de histórias: “Ycabacuá - Revelações para uma nova era” com a escritora Erenita Claro Avila (EMEI Irmãos Maristas) - Sede da CAPOCAM às 14h.

Cafezinho Poético-Musical do Jubileu de Prata, homenagens e lançamentos do Concurso de Poesia “Camaquã 150 anos de História” em parceria com a SME, e do projeto da revista “Cidade da Poesia” nº 6, no Galles Restaurante às 21h.

03 de abril (quinta-feira): Ciclo de Palestras Literárias

Luis Claudio Silva - “Crônicas de viagem - experiências de vida” - Cine Teatro Coliseu - 9h.

Joaquim Moncks - “Casas de Poetas do Brasil difundindo a literatura e a leitura” (painel com participação deValtencir Kubaszwski Gama e Erotildes Citrini) - Cine Teatro Coliseu - 10h.

Catulo Fernandes - “Panorama da história da poesia em Camaquã” - Auditório da Servi - 19h30.

Rossyr Berny - “A poesia e o mercado editorial” - Auditório da Servi - 20h30.

04 de abril (sexta-feira):

Projeto Poesia na Escola - Entrega de livros e recital na EE Manoel da SilvaPacheco - Biblioteca Mario Quintana às 9h.

Estação Poesia “Folhas de Outono” (Recital “Mario Quintana - Um anjo no quintal” com Luana Fernandes, Álvaro Santestevan e Pablo Voloski) - Sede da CAPOCAM com descerramento da placa alusiva aos 25 anos da entidade e coquetel de posse da nova diretoria às 19h30.

05 de abril (sábado): Projeto “A poesia pede carona” - Recital itinerante com distribuição de poemas nos ônibus circulares da empresa São João - período da manhã.

06 de abril (domingo) - Visita ao Sítio Água Grande - Vigília Poética em memória ao Patrono Eterno Barbosa Lessa - Sarau com artistas locais (saída às 10h em frente à Prefeitura - levar carne, pratos, talheres e bebidas).

07 de abril (segunda-feira) - Tribuna Democrática Popular na Câmara Municipal de Vereadores às 19h30.

*Exposição permanente de poemas de autores associados da CAPOCAM no Projeto “Versos na Vitrine”, em lojas do centro da cidade.

Texto enviado por Catulo Fernandes

Foto:  Alex Hass