25 MAR 2014
Secretaria Municipal da Agricultura vai incentivar o plantio de erva mate em Camaquã

Com a implantação do sexto Polo Ervateiro no Estado nos municípios de Canguçu, Camaquã e outros, a Secretaria Municipal da Agricultura vai passar a produzir mudas de erva mate para fornecer aos produtores. O órgão vem solicitando sementes para a produção de mudas aos produtores que já cultivam essas plantas.

“A revitalização da cultura da erva mate surge como alternativa de renda e fator de recuperação de áreas degradas e na recomposição de áreas de preservação permanente – as APPs. Outro ponto é o resgate histórico-cultural da cultura em Camaquã”, justifica o técnico da SMA, Vilmar Klein Ferreira.

A Região Sul foi estabelecida como Polo Ervateiro pela Secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Agronegócio este ano. Fazem parte do polo 13 municípios, entre os quais Camaquã, Cristal, Amaral Ferrador e Dom Feliciano.

A iniciativa visa estimular a produção da erva-mate de modo que abasteça o mercado local sem saturar a oferta.

Mercado

Depois de uma escassez do produto na década de 1980, os preços ficaram elevados para os consumidores. Depois,  novos ervais surgiram para recuperar a oferta.  Em 1990 houve a inversão de mercado com grande oferta de erva-mate a um preço considerado bom para o consumidor, mas muito baixo para o produtor. Atualmente, uma nova escassez de matéria-prima eleva os preços novamente.

___________________________________________

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos:

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares