11 SET 2013
Produção da Escola Chequer Buchaim é mostrada em feira

O trabalho que vem sendo desenvolvido por professores, técnicos e alunos da Escola Municipal Agrícola Chequer Buchaim está em exposição durante três dias desta semana. A 1ª ExpoChequer, como é denominada a feira, foi aberta na manhã desta quarta-feira (11), com a presença de autoridades, professores, alunos e pais de alunos, e permanece até a próxima sexta-feira (13).

Durante a inauguração do evento, um vídeo institucional mostrando a rotina da escola, que funciona em regime parcial de internato, foi exibido e a diretora da escola Ana Biondi fez um discurso de boas vindas aos visitantes. Depois, o prefeito João Carlos, juntamente com o presidente da Câmara de Vereadores, Fúlvio Lessa, dos secretários Jussara Jaquês (Educação), Zeca Dornelles (Agricultura), Paulo dos Santos (Transportes) e Marla Lessa (Cultura), além do subsecretário da Educação Gelson Gouvêia e do vereador Ilson Meireles, visitaram a feira, instalada na quadra de esportes coberta da escola.

Com 17 anos de funcionamento, a escola, que conforme dados repassados por sua direção, possui 110 alunos matriculados e 36 colaboradores entre professores, técnicos e demais servidores, oferece, além das disciplinas curriculares do ensino fundamental, técnicas agrícolas, de zootecnia, além de ensino teórico e prático de técnicas industriais e comerciais. Na conclusão da aprendizagem um certificado de pré-qualificação em agropecuária é fornecido aos formandos.

Os alunos mostram na feira um pouco de toda a sua produção animal e vegetal, a qual a maior parte é consumida na própria escola. O excedente é comercializado nas feiras abertas ao público, realizada às quintas-feiras. Além dos hortifrutigranjeiros, os alunos aprendem a fazer embutidos a partir do abate de carne e derivados de leite como requeijão e queijos, além de outros produtos como rapaduras e patês.

Objetivo é popularizar escola

Segundo Ana Biondi, entre os objetivos da feira está a maior divulgação da rotina da escola, localizada na saída de Camaquã, na direção da localidade dos Galpões.

A abertura do evento também foi prestigiada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Camaquã, Edmundo Peter, pela presidente do Sindicato dos Municipários, Carla Simone, pela vereadora Marivone Tavares, pelo gerente administrativo da AUD, Rubens Reimer e por Luiz Fernando Barreto, colaborador voluntário da escola.

Outras imagens relacionadas a esta matéria estão disponíveis na nossa galeria de fotos.

Assessoria de Comunicação Social Governo Municipal

Texto e fotos: Alex Soares