23 AGO 2013
Chama Votiva de Camaquã já está acesa

Autoridades, lideranças locais, diretores de escolas, professores e demais servidores acompanharam na tarde desta quinta-feira (22) a chegada da Chama Votiva. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Municipal da Educação. De lá, a chama agora seguirá no dia 1º para a Pira da Pátria, na Praça Zeca Netto, onde ficará acesa durante a Semana da Pátria até a sua extinção, no dia 7. O Desfile da Independência acontece na tarde do dia 1º de setembro, um domingo.

Faltavam poucos minutos para às 17h quando a Chama Votiva chegou a Camaquã, vinda de Dom Feliciano e Chuvisca. Veio conduzida pelo grupo liderado por Jorge Vargas Martins, fuzileiro naval veterano da Marinha do Brasil. Na entrada da cidade, a Chama foi entregue ao Grupo de Escoteiros Barbosa Lessa, que, sob uma intensa chuva, conduziu a centelha até a cerimônia. Recebida pelo presidente local da Liga de Defesa Nacional, Alvorino Osvaldt, ela foi entregue em ato contínuo ao prefeito João Carlos, que acendeu a chama que ficará na praça.

“Este é um exemplo que estamos dando para nossos filhos e para estas gerações que virão: de enaltecimento e de respeito aos nossos símbolos”, comentou no discurso protocolar Jorge Martins, ao sublinhar que apenas o Rio Grande do Sul, através da sua Liga de Defesa, promove a maratona da chama nas cidades.

Ao saudar a memória do homenageado das atividades cívicas de Camaquã deste ano - o empresário Lins Sperotto Ferrão (1929-2005) –, Alvorino Osvaldt também citou um soneto escrito pelo jornalista e poeta Olavo Bilac (1865-1918), um dos fundadores da Liga de Defesa Civil: “Ama com fé e orgulho a terra onde nascestes. (...) Não haverá nenhum país como este”.

O presidente da Liga também sugeriu que todos reflitam nesta Semana da Pátria sobre o papel de cada um no servir à Pátria, a sociedade e a família: “É sempre possível acender uma luz de solidariedade em meio às trevas do descaso e da omissão. E o melhor é quando essa luz se multiplica em ações de bem estar que beneficiam os nossos semelhantes”, disse. Osvadt concluiu observando: “Nestes tempos de crise de princípios morais, ao invés de ficarmos apenas reclamando do poder público ou esperando milagres, é preciso arregaçar as mangas e ir à luta, pois entre as grandes coisas que não podemos fazer e as pequenas que podemos o perigo é não fazer nada”.

Secretária enaltece a liberdade

Ao falar em nome do Poder Executivo, a secretária da Educação, Jussara Jaquês disse que a soma das ações individuais numa nação ou comunidade é o que faz a diferença: “No contexto da sociedade cada um tem o seu papel a desempenhar e isso, feito de forma honesta, responsável e ética acaba sempre ficando marcado”, comentou. Sobre o Brasil, Jussara falou da necessária valorização que temos que dar à liberdade de viver que aqui temos: “Aqui podemos livremente pensar, falar, trabalhar, construir os nossos caminhos”, destacou.

A solenidade de chegada da Chama contou ainda com as presenças do vice-prefeito, Paulo Mecca, dos vereadores Ilson Meireles (que representou o Poder Legislativo) e Marco Aurélio Pereira, secretários municipais, presidentes de entidades e instituições, além do tenente-coronel Ricardo Ferreira, que comanda o 30º BPM.

Programação do dia 1º

01/9/2013 – Domingo