21 AGO 2013
Lançada programação da Semana da Pátria de Camaquã

Lançada programação da Semana da Pátria de Camaquã

Foi lançada nesta terça-feira (20), em solenidade ocorrida no Auditório Zilda Maria Azambuja, a programação oficial da Semana da Pátria de Camaquã. Organizada e coordenada pela Secretaria Municipal da Educação, com o apoio da Liga de Defesa Nacional (Núcleo Camaquã), a Semana da Pátria tem seu início oficial nesta quinta-feira, com a chegada da Chama Votiva ao município, se estendendo até o dia 7 – data da Independência do Brasil.

O ato desta terça-feira, no qual foi apresentado o material visual e gráfico da programação, teve a participação do prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, do presidente da Liga de Defesa, Alvorino Osvaldt e da secretária da Educação, Jussara Jaquês. Presentes também líderes e representantes de instituições e entidade civis e religiosas, além de diretores e professores das escolas da rede municipal.

O homenageado deste ano na Semana da Pátria é o empresário Lins Sperotto Ferrão (1929-2005), que empresta também uma frase sua para o lema das comemorações: “A força de cada pessoa é fundamental para a sociedade evoluir como um todo, basta cada uma fazer a sua parte.” Durante o lançamento, foi lida a história do fundador das Lojas Pompéia e exibido um vídeo com momentos do empresário. Presentes na cerimônia, a viúva Yolanda Ferrão e o filho Gustavo agradeceram a homenagem e lembraram do profundo respeito que Lins nutria a tudo que se relacionava à Pátria e à sua comunidade. Num dos trechos do vídeo, Lins aparece com a bandeira da Pompéia em punho num desfile cívico.

A trajetória de Lins Ferrão também foi recordada por Alvorino Osvaldt em seu pronunciamento. Osvaldt classificou como justa e oportuna a homenagem a “alguém que realmente fez a diferença, que foi exemplo”. O advogado e radialista citou a passagem de Lins na vida pública, especificamente quando ele atuou como membro da Câmara de Vereadores de Camaquã, entre 1972 e 1976: “Detalhe: frisou Osvaldt: “Lins foi vereador numa época em que não se ganhava nada para ser vereador, quando ainda era um trabalho comunitário e voluntário”, disse.

“Espírito patriótico”

Assim como também fez o presidente da Liga, o prefeito de Camaquã pediu para que todas as lideranças que foram ao ato se esforcem ao máximo para mobilizar seus grupos e suas comunidades: “O espírito patriótico precisa estar em todos os cantos da nossa cidade sempre, mas especialmente nesta época em que celebramos nossa liberdade, o nosso Brasil”, sugeriu. O prefeito também elogiou a escolha do nome de Lins Ferrão: “Um cidadão que deixou uma história de boas ações”, se referiu o prefeito ao empresário, de quem foi amigo.

Já Jussara Jaquês explicou a escolha da data – 1º de setembro – para o desfile: “Assim temos mais opções caso a meteorologia não nos ajude nesta semana”, justificou a secretária, ao abordar também outros detalhes da programação aos participantes.

______________________________

O que é?

Semana da Pátria

Quando?