09 AGO 2013
Governo municipal entrega máquinas e equipamentos para cooperativas

O governo Municipal realizou, nesta quinta-feira (8), a entrega de um caminhão resfriador, de um trator e de outros equipamentos destinados a cooperativas integradas por pequenos produtores rurais de Camaquã. O ato de entrega, realizado na Feira do Produtor Rural Willy Dummer, teve a participação do prefeito de Camaquã, João Carlos Machado, do secretário municipal da Agricultura, Zeca Dornelles e dos três presidentes das cooperativas beneficiadas, além de vereadores e de agricultores.

As máquinas e equipamentos, entregues às cooperativas em regime de comodato, somam um investimento final de R$ 220 mil, oriundos de rapasses federais e estaduais – através da consulta popular. Estão sendo beneficiadas a Coopertraf (Cooperativa dos Trabalhadores da Agricultura Familiar), Asproleite (Associação dos Produtores de Leite de Camaquã) e Cooperad (Cooperativa de Agropecuária Diversificada de Camaquã). .

Para a Associação dos Produtores de Leite (Asproleite) foram entregues um caminhão com tanque isotérmico para o transporte da produção dos associados, além de uma ensiladeira. Ao agradecer o benefício, o presidente da cooperativa, o produtor Nelino Voigt disse que as aquisições chegam numa hora de crescente demanda. A atual produção da Asproleite está na casa dos 12 mil litros diários.

Já a Coopertraf recebeu um 1 trator, uma carreta e uma enxada rotativa com encanteirador. Ao assinar o convênio, Rudimar da Costa, presidente da entidade, falou do dinamismo que irá gerar os equipamentos nas propriedades. Ele agradeceu a valorização que vem sendo dada pelo poder público ao sistema cooperativo.

Um arado sub-solador e uma roçadeira  foram entregues ao presidente da Cooperad, Francisco Marques, que também enalteceu a força do cooperativismo e agradeceu ao governo municipal.

Na entrega dos equipamentos e máquinas o secretário Zeca Dornelles falou do cumprimento do papel do governo – “ de capacitar cada vez mais os agricultores e oferecer acesso às ferramentas que facilitem e agilizem a produção. Dornelles também sublinhou a força positiva do associativismo.

Investimento na assistência técnica

Em sua fala, João Carlos frisou a necessidade de cada vez mais os agricultores estarem unidos: “A iniciativa dos grandes grupos, de se unirem para enfrentar a concorrência, é um exemplo de que o melhor caminho daqui para frente para a produção de todos os tamanhos é a parceria”, comparou ele ao estimular o sistema. João Carlos lembrou que o associativismo custou a deslanchar em Camaquã, mas o vê agora como uma grande força para a economia local.

Ao lado do seu vice Paulo Mecca, o prefeito também ressaltou o trabalho desenvolvido na Secretaria Municipal da Agricultura e também comentou sobre os investimentos feitos pelo governo na formação de sua equipe de assistência técnica para trabalhar com os agricultores.

Entre os participantes da solenidade estiveram os vereadores Ilson Meireles, Diego Garcia, Marivone Tavares, Alcindo Mendes, Diego Garcia, Waldemar da Silva, Marco Aurélio Pereira e Leomar Boeira.

Quem recebeu o que

Asproleite

Caminhão agrale modelo 10000 equipado com tanque isotérmico para transporte de leite.

Eensiladeira marca pinheiro modelo MAX-5.

Coopertraf

Trator agrícola Fortier modelo TF254, 4x4, 25 cv

Carreta agrícola basculante 2T completa Triton

Enxada rotativa com encanteirador marca LAVRALE modelo RLE 125/4.

Cooperad

Arado sub-solador marca Brock ASQ5