08 AGO 2013
Futuro da assistência social foi tema de conferência promovida pela SMTAS

Foi realizada nesta quarta-feira (7) a nona edição da Conferência Municipal de Assistência Social – Gestão e Financiamento na Efetivação das SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Durante todo o dia, agentes públicos e voluntários envolvidos com a assistência social estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social para discutir avanços, prioridades e o futuro do setor.

A abertura da conferência, cujo ato teve as participações do vice-prefeito Paulo Mecca, da titular da SMTAS, Josiane Longaray, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mônica Pereira e da presidente do Movimento Assistencial de Camaquã (Macam), Jussara Machado, foi marcada por uma apresentação especial de alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Camaquã, que apresentaram uma esquete teatral baseada na história do filme do ogro Shrek.

Em sua fala na abertura do evento, Josiane Longaray destacou a necessidade de uma maior “profissionalização” do setor, para que assim haja mais visibilidade da assistência social - perante à sociedade e ao setor político-público – para que em consequente disso comece a haver um maior aporte de recursos - similar ao que outras divisões dos serviços públicos, como educação e saúde, por exemplo, recebem. Para isso, disse a secretária, “É imperioso que cada vez mais o conceito de assistência social, baseado no tripé do acolher, ensinar e libertar seja fortalecido”. Ela ilustrou como exemplo próximo os resultados obtidos pelo Centro de Geração de Renda que estão sob a tutela da pasta que comanda.

Antes da saudação dada pelo vice-prefeito Paulo Mecca, que valorizou em seu discurso o empenho de todos os presentes em estar no encontro, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Mônica Pereira fez uma avaliação positiva do serviço de assistência social com um todo. Sobre o serviço assistencial em Camaquã, comentou: “Existe uma importante evolução”.

Após a abertura oficial os participantes tiveram também uma palestra da assistente social Maria Lopes Rodrigues, que representou na IX Conferência Municipal de Assistência Social o Conselho Estadual de Assistência Social.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024