25 ABR 2013
Moradores conscientes e bairros mais limpo e belos: é o Projeto Sustentabilidade Social

Coordenada pela Secretaria da Ação Social, com o apoio de equipes das pastas da Infraestrutura e do Meio Ambiente, está em plena execução o projeto Sustentabilidade Social do governo municipal. Nascido a partir de visitações feitas por equipes da SMTAS em dois bairros de Camaquã – Bom Sucesso e Getúlio Vargas -, o projeto pretende criar uma nova dinâmica entre os moradores com relação ao descarte de lixo e ao embelezamento do local onde vivem, melhorando assim a qualidade de vida destas comunidades.

Nesta quarta-feira (24), servidores das três secretarias envolvidas no projeto estiveram no Bairro Getúlio Vargas, onde já percebem mudanças na atitude de algumas famílias. Em determinadas ruas pilhas organizadas de entulho nas calçadas denunciavam os resultados positivos da campanha. Classificada pela secretária do Trabalho e Ação Social, Josiane Longaray como “um legítimo ato de política pública”, o projeto conta também com mutirões para o embelezamento destes bairros.

No Getúlio Vargas estão sendo limpas e cuidadas as áreas próximas ao valo que divide o bairro da Rua Marcílio Dias, e as que estão juntas a BR-116. Um terreno junto à Escola Municipal Marina de Godoy foi limpo e no local está sendo feita uma praça com pneus descartados. Também nas proximidades das duas escolas – a escola de Ensino Infantil Cecy Ribeiro fica em frente ao Marina – flores foram plantadas. Paralelamente ao Projeto Sustentabilidade Social, a Secretaria de Infraestrutura lançou um programa de conscientização pública visando o recolhimento de entulhos da cidade.

O eixo central da ação, que conta com entrega de material impresso informativo nas residências, é a adoção de um cronograma para o recolhimento de entulhos, formado geralmente por restos de material de obras e vegetação resultante das podas de árvores. Cada bairro terá a sua data agendada para a coleta.