22 JUN 2016
Barragem Maria Ulguim é inaugurada

Foi em um clima de missão cumprida que ocorreu a inauguração da Barragem Maria Ulguim, nesta terça-feira (21). A obra possui volume total de 851 mil m³ e volume útil de 600 mil m³ é importantíssima para a contenção de cheias. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o secretário Nacional de Irrigação, José Rodrigues Pinheiro Doria e os secretários estaduais do Trabalho e Desenvolvimento Social, Catarina Paladini e do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, do prefeito João Carlos Machado, do presidente da Câmara de Vereadores Marco Aurélio Pereira, vereadores, prefeitos da região, agricultores locais e representantes de entidades.

“Inaugurar obras desse porte é uma vitória, pois muitas obras dessa grandeza ficam perdidas no tempo ou na burocracia”, comemora o representante do Governo Federal que ainda salientou que a Prefeitura já está com a prestação de contas desta obra aprovada. O investimento de R$ 11.557.189,38, contou com um aporte de R$ 8.869.521,01 do Ministério da Integração Nacional, contrapartida da Prefeitura de Camaquã de R$ 1.877.668,37 e contrapartida da AUD de R$ 810 mil.

O presidente da Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro - AUD, Almiro Bridi destacou a importância deste momento: “É uma satisfação inaugurar a Barragem Maria Ulguim no ano em que a AUD completa 30 anos”, afirma.

Em seu discurso, João Carlos Machado, agradeceu a participação de todos que se envolveram de alguma forma no processo e lembrou as três enchentes que assolaram a comunidade de Camaquã na década de 90, quando uma delas registrou a marca de 300mm em apenas 6 horas. “Na época, a comunidade reuniu esforços e abriu a faixa a picão para escoar a água, e só então o DNIT tomou providências e construiu a ponte seca que resolveu o problema da Sanga do Passinho”, salientou. Durante a solenidade, diversos representantes de entidades receberam placas de homenagem em agradecimento ao envolvimento no projeto.

“Estou muito feliz com a inauguração dessa obra que dará maior segurança para a contenção de cheias, pois junto com a do Arroio Duro será possível administrar a vazão das águas com a competência da AUD, maior responsável por esta conquista”, finaliza.

História da Barragem Maria Ulguim

No final do ano de 1995, a cidade de Camaquã, foi assolada por violenta precipitação pluviométrica. Em menos de 6 horas choveu 307,5 mm, causando inundações de grandes proporções.

Em 1997, a AUD contratou uma empresa de consultoria especializada para realizar um estudo hidrológico da bacia vertente e ajustar as regras de operação da Barragem do Arroio Duro. Entre as recomendações que o estudo apontou, está a construção de uma barragem a montante da cidade e a jusante da Barragem do Arroio Duro, com o objetivo de armazenar as águas das chuvas quando o reservatório estiver cheio, para escoar a vazão das bacias hidrográficas.

Por parâmetros técnicos, foi eleita a bacia da Sanga Maria Ulguim, contribuinte da margem esquerda do Arroio Duro para implantação da nova Barragem, denominada Barragem Maria Ulguim.

Em 2006, a obra até então de competência do Governo Federal e AUD, passou a ser atribuição da Prefeitura em parceria com a AUD, quando o Município contratou empresas especializadas para elaboração de projetos e execução da obra.

(Foto: Gabriela Brito)

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024