03 SET 2013
Desfile Cívico de Camaquã reúne 3 mil participantes

O tempo ajudou, pois a chuva caiu apenas pela manhã, e o desfile da Independência da Pátria acabou acontecendo no último domingo (1º) em Camaquã. A estimativa da Secretaria Municipal da Educação é de que cerca de 3 mil pessoas tenham participado da parada cívica. Foram 60 as instituições, órgãos públicos, entidades e escolas presentes na Avenida Olavo Moraes, entre às 13horas, quando começou o evento, até à sua conclusão, às 17h. Além da alta participação e da criatividade dos participantes, destaque para o expressivo público que assistiu ao desfile, ponto alto da programação da Semana da Pátria, aberta pela manhã, com o hasteamento dos pavilhões pelo prefeito João Carlos, pelo presidente do Núcleo Camaquã da Liga de Defesa Nacional, Alvorino Osvaldt e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Fúlvio Lessa. O fechamento do domingo se deu com o arriamento das bandeiras e com o pronunciamento do presidente das Lojas Pompéia, Valdemar Ferrão, irmão do homenageado local deste ano, Lins Ferrão.

O desfile do grupo Pompéia foi um dos mais aplaudidos da tarde. Uniformizados com a tradicional cor laranja da empresa, os familiares de Lins puxaram o pelotão, formado pelos colaboradores da loja matriz e do centro de distribuição. “Para nós é uma enorme honra participar desse momento, com a nossa comunidade que nos viu nascer e crescer”, disse Valdemar Ferrão ao encerrar seu desfile. Ele elogiou a valorização que vem sendo dada nos últimos anos pelo município ao civismo. Mais tarde, no seu pronunciamento oficial, seu Dema voltou a destacar a postura do governo João Carlos com relação aos festejos da Pátria.

Jussara Jaquês, titular da pasta da Educação, que organiza os festejos cívicos, ao fazer um balanço do dia agradeceu a equipe da SME, às entidades, escolas e o público que foi até a Olavo Moraes. “Graças a Deus tudo ocorreu da melhor maneira e o tempo foi nosso aliado”, comentou a secretária ao reconhecer o respaldo dado pelo agrônomo Everton Fonseca, da Associação dos usuários do Arroio Duro (AUD) que ao monitorar o clima do domingo deu garantias de que não choveria à tarde em Camaquã.

Também chamou a atenção no desfile a qualidade da apresentação das bandas marciais das escolas municipais Bento Dias, Osvaldo Aranha e Ana Tomázia. Organizados e bem instrumentados, com marcantes uniformes e excelentes evoluções as bandas foram demoradamente aplaudidas ao longo do trajeto da marcha.

“Educador como referência”, prega presidente da Liga

O presidente da Liga de Defesa, ao final do desfile, também justificou o brilho do evento à valorização dada aos eventos relacionados à Pátria nos últimos anos. Pela manhã, Osvaldt havia feito um contundente pronunciamento no qual associou o sucesso de uma nação ao fortalecimento da figura do professor como referência: “Está na hora da sociedade resgatar e restabelecer o conceito e autoridade do educador. Os educadores têm que poder exercer a sua autoridade moral e educacional na sala de aula, com serenidade, afeto, mas também com apoio e reconhecimento social”, disse o presidente da Liga. Mais adiante, destacou: “Superamos uma deseducação arcaica e autoritária, mas não podemos perder-nos numa educação sem autoridade, pois depois da família, a escola é o último refúgio num mundo sem coração”.

Ao dizer que sentia feliz por tudo que vira na tarde, o prefeito de Camaquã agradeceu aos participantes e disse que o desfile da Pátria traduziu de forma muito clara o forte sentimento de cidadania que reina entre os camaquenses. “Amar sua terra, respeitar seus símbolos, e prestigiar momentos como esse significa ser antes de tudo patriota”, falou.

A programação segue por toda a semana com o hasteamento das bandeiras sempre às 8h e o arriamento às 18h pelos representantes  de órgão e entidades, na Praça Zeca Netto. Em cada uma dessas ocasiões, é feito um pronunciamento por uma liderança convidada.

_____________________________

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024