11 MAR 2019
Em breve Ilha Santo Antônio terá nova balsa

Assim que a balsa estiver pronta e a documentação regularizada na Marinha do Brasil, entrará em atividade

Após a interdição da balsa que realiza os serviços de translado no Rio Camaquã até o parque de reserva natural Ilha Santo Antônio, o Governo Municipal, através da Divisão de Trânsito a qual é ligada a Secretaria de Transportes, entrou imediatamente em busca de solução para o ocorrido.

Em primeiro momento foi atender a comunidade da ilha, para que o transporte de passageiros não fosse prejudicado, e após reuniões com a Marinha do Brasil, Patram e Sema, foi disponibilizada uma lancha para atender a demanda dos moradores da região.

Logo após esta providencia pelo Poder Publico municipal, houve uma reunião com os moradores, momento em que ficou explicado todos os passos que seriam tomados e com a concordância de todos, ficou acertado que nos momentos em que não teria os soldados da Patram, que eram os habilitados para conduzir a lancha, os proprietários dos barcos dariam este auxílio.

Após o acordo com todos, foi dado o início das tratativas de aquisição de uma nova balsa, a qual foi estipulado pelos estaleiros contatados que era possível a construção de uma nova em até 120 dias.

Agora, passados dois meses do ocorrido, o estaleiro Navegação Rio Feliz, localizado na cidade de Eldorado do Sul, está em fase de conclusão da nova balsa que irá fazer o translado dos passageiros e automóveis no Rio Camaquã em direção a Ilha Santo Antônio, assim que a balsa estiver pronta e a documentação estiver liberada pela Marinha do Brasil, entrará em atividade.

A nova balsa estará sendo entregue nos próximos dias, feita totalmente em aço, com 14 metros de comprimento por 4 metros de largura, com pontal de 0,70cm, maior do que a balsa que estava em funcionamento. Também possuirá 2 rampas de 3 metros de largura por 2.50 metros de comprimento, além de assentos com cobertura para os usuários.

O Governo tem a preocupação de entregar uma balsa moderna e de alta segurança para os transladados, a qual contará também com iluminação para eventuais navegações noturnas, bóias circulares, extintores e proteção lateral.

O estaleiro está fazendo a construção em nível emergencial, onde em um prazo normal de 120 dias, estará sendo terminado em tempo recorde. Lembrando a preocupação da administração com a população camaquense, sendo que em nenhum momento aquela comunidade ficou desassistida, nos momentos em que foi preciso o auxilio para os moradores, o governo de imediato interveio para atender a todas as solicitações.

Na foto ilustrativa, mostra o modelo de balsa que esta sendo feita.