10 OUT 2019
GABINETE
Presidente da Cooperja visita área em Camaquã

Após encontro ocorrido em setembro, comitiva de cooperativa visita Camaquã para possíveis investimentos

Após reunião da comitiva camaquense, composta por integrantes do Executivo Municipal, a Cooperja na cidade de Santo Antônio da Patrulha, realizada no mês de setembro, momento em que ficou agendada a visita do presidente da cooperativa, Vanir Zanatta, do gerente comercial, Vinícios C. de Moraes, os quais na manhã desta quinta-feira (10), acompanhados pelo gerente das lojas da cooperativa, José Porto, juntamente com Frederico Bartz Menezes, representando a AUD, Everton Garcia Pires, do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, Marcelo Ferreira Ely, representando o IRGA e José Carlos Gross, da Associação dos Arrozeiros de Camaquã, estiveram reunidos na prefeitura.
Os visitantes foram recepcionados pelo prefeito municipal Ivo de Lima Ferreira, Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, Sidnei Soares, Abner Dillmann, da Agricultura e Abastecimento e Luis Carlos Evangelista, da Secretaria do Meio Ambiente.
O principal objetivo da visita a Camaquã, foi conhecer o potencial que o município pode oferecer para a implantação da Cooperja na região. Segundo o secretario Sidnei, há uma grande expectativa da implantação da cooperativa em Camaquã, tendo total apoio dos produtores de arroz, soja e principalmente do Executivo Municipal.
Na ocasião foi apresentada a área que poderá ser disponibilizada para a implantação do projeto em Camaquã, as margens da BR-116, próximo ao Posto 125, sendo grãos sua principal atividade, mas, havendo a possibilidade de investimentos em outros setores ligados a Cooperja, que atualmente trabalha com a fabricação de rações, sementes, produtos coloniais, lojas agropecuárias, postos de combustíveis e supermercados.
O prefeito Ivo, declarou que, “estamos à disposição para sermos parceiros”, em reunião com os representantes da cooperativa. Há um grande interesse de trabalhar com unidades para o recebimento de soja e arroz, abrindo possibilidades de implantar novas culturas na região da serra, segundo o presidente Vandir.
Após a reunião no gabinete do prefeito Ivo, a comitiva visitou a área disponibilizada pela prefeitura, que será de 15 hectares, para a possível instalação da cooperativa.
Em seguida foram recepcionados pela presidente do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré, Maria Tereza Mendes, onde foi apresentado a comitiva um vídeo, bem como levantamento sobre a cultura de arroz, soja e irrigação, demonstrando o potencial do município, participando de almoço com autoridades convidadas.
A presidenta do Sindicato Rural, Maria Tereza, falou que, “a nossa expectativa é grande por poder oferecer mais oportunidades para nossos produtores locais.”
Em seguida o presidente da cooperativa, lembrou que a Cooperja completou no mês de agosto 50 anos de existência, onde atualmente conta com 1800 associados e aproximadamente 700 colaboradores.
Ao final de sua fala, deixou claro que tentarão trazer para o município uma loja comercial, além de duas unidades para grãos, deixando claro que neste momento o projeto já conta com 4 votos favoráveis, anunciando que na próxima semana estará acontecendo assembleia com os associados, momento em que será apresentado todo o projeto para os associados.
Além da comitiva, participaram do almoço no Parque do Sindicato Rural, o vice-prefeito Jair Martins, presidente da ACIC, Paulo Pankowski, Evandro Verza, representando o CITES de Camaquã, representantes da AUD, produtores rurais e empresários do agronegócio.