10 NOV 2021
Intensificada as ações de monitoramento da Febre Amarela no município
O Centro Municipal de Vigilância em Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, realizou em conjunto com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, a captura de mosquitos nos locais onde ocorreram algumas das epizootias registradas no município em 2021.
O objetivo é tentar identificar a presença do vírus em mosquitos presentes nas regiões demarcadas onde foram encontrados os bugios doentes ou mortos.
Na segunda-feira (08), foram montadas armadilhas e posteriormente no Laboratório de Entomologia do Centro Municipal de Vigilância em Saúde a classificação das amostras. Os trabalhos contam com a equipe de biólogos do Centro Estadual de Saúde, juntamente das servidoras municipais Helena Alves e Greyce Mello, bióloga e médica veterinária respectivamente.
No decorrer do presente ano foram realizadas atividades de orientação e consciencialização sobre a Febre Amarela no interior do Município. Ao todo, foram 145 propriedades visitadas. Também, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mutirão de vacinação, ofertando a população vacina contra a Febre Amarela.
Lembramos que as vacinas estão disponíveis à população, sendo nas quartas-feiras na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde e nas quintas no Posto Telmo Marder (em frente ao HNSA).
A Vigilância salienta que a doença é transmitida por um mosquito, sendo o macaco o hospedeiro do vírus. Em caso de bugios doentes ou mortos, as informações devem ser repassadas para a Vigilância Ambiental pelo (51) 3671.8665.