23 ABR 2020
Uso de máscaras é obrigatório em prédios públicos e privados

Só não será obrigatório o uso da máscara em passeios públicos

O Procurador Chefe do Município, Fabiano Ribeiro, realizou coletiva com a imprensa na tarde desta quarta-feira (22), na prefeitura municipal de Camaquã, onde foi anunciado novas medidas a serem tomadas no município através de Decreto Municipal, tendo em vista ao novo Decreto do Governo do Estado.
Devido à pandemia do Coranavírus no Estado do Rio Grande do Sul, estão sendo tomadas medidas que venham a enfrentar o surto epidêmico, desta forma algumas novas medidas foram impostas pelo governo do município.
Entre os pontos que foram mudados, trata-se do uso de máscara em todos os locais públicos e privados, ficando obrigatório para os colaboradores, quanto para os frequentadores destes locais, além do uso obrigatório também em veículos de transporte público, privado e aplicativos.
O uso da máscara cabe também para templos religiosos, além de continuar sendo realizado os regramentos anteriores, número de pessoas e a utilização da higienização com álcool gel 70%.
Na coletiva o procurador deixou claro, que, haverá a fiscalização para que o Decreto venha a ser seguido, caso contrário os proprietários destes estabelecimentos serão responsabilizados pelo não uso deste PCI.
Já em relação aos estabelecimentos de restaurantes, lanchonetes, bares e similares, continuam seguindo o regramento anterior, com horário de funcionamento de segunda à sexta-feira das 8 horas às 18 horas, e aos sábados das 8 horas às 20 horas, sendo que após este horário o atendimento ocorrerá somente através da modalidade delivery, no domingo o atendimento é somente na modalidade delivery ou take away, obedecendo o limite de horário estabelecido em seus alvará de funcionamento.
O comércio e serviços em geral só poderá funcionar de segunda-feira a sábado das 8 horas às 18 horas, em questão aos supermercados, mercados, padarias, minimercados, açougues, mercearias e peixarias, a partir do dia 27 de abril, poderão funcionar de segunda-feira à sábado das 7h30min às 21 horas, devendo estabelecer o atendimento a idosos das 7h30min às 9h30min. Já a partir deste domingo das 7h30min às 12 horas, após este horário o atendimento deverá ocorrer pela modalidade delivery ou take away.
O procurador Fabiano, enfatizou o fato da obrigação do uso da máscara no local de trabalho, lembrando que os motoristas de transporte devem usar em seus horários as máscaras, devendo recusar o acesso de passageiros sem o item, ou seja, fica proibido o transporte de pessoas sem a máscara.
Em questão ao controle da epidemia, Camaquã possui 33 coletas realizadas, 15 monitoradas pela atenção básica e 3 em análise, sendo que retornou a aumentar o número de monitorados e casos em análise.