18 MAI 2021
Respeito e responsabilidade. Pratique no trânsito

O Maio Amarelo tem como objetivo realizar ações conjuntas envolvendo poder público, sociedade civil organizada e empresas. Além de ONGs, entidades representativas de grupos profissionais e outras no sentido de conscientizar os cidadãos sobre os riscos que os sinistros de trânsito (acidentes) representam à integridade física tanto de pedestres quanto dos ciclistas e condutores de veículos automotores em geral.
Medidas que contribuem na redução de acidentes e melhora da saúde pública.
Certamente o atendimento dos pacientes envolvidos em ocorrências de trânsito é uma prioridade devido à gravidade dos casos e à necessidade de intervenção rápida para minimizar os riscos de sequelas e perdas.
Ainda assim, um dos objetivos do movimento Maio Amarelo é bem claro. Mostrar que muitas dessas ocorrências são evitáveis. Uma vez que são fruto de um conjunto de negligência e imprudência de motoristas e outros envolvidos no trânsito das cidades.

Ao considerar que a maioria dos acidentes de trânsito são evitáveis. Para salvar vidas e poupar o sistema de saúde existem algumas recomendações:
- não dirigir caso sinta alguma indisposição física ou mesmo abalo emocional;
- nunca consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes antes de dirigir;
- não usar o celular no trânsito;
- atentar-se às regras de trânsito do local, como limite de velocidade, possibilidade de ultrapassagem e placas;
- fazer a manutenção do carro regularmente;
- usar cinto de segurança e demais equipamentos de segurança necessários, como cadeirinha para crianças.
- Apesar de simples, esses cuidados fazem diferença no trânsito e contribuem para redução de acidentes e menos ocorrências graves e fatais.