29 JUN 2021
Práticas Montessorianas são trabalhadas em encontros com professores
receba notícias
Multiplos materiais montessorianos foram disponibilizados para realização das atividades

A Secretaria Municipal da Educação e Desporto realizou, nos dias 21, 22 e 23 de junho, uma série de encontros sobre Práticas Montessorianas para as turmas de pré-escola das escolas de ensino fundamental.  As equipes diretivas, pedagógicas e os professores das turmas participaram de encontros no auditório Zilda Maria Azambuja onde foi organizado um ambiente de sala de aula montessoriana.
Os participantes puderam realizar as atividades, manipular e explorar os materiais, compreendendo os objetivos de cada proposta e a importância da organização e proposição dessas atividades. Assim treinando seu olhar através da observação dessas atividades, tendo a criança como centro do processo educativo.
Conforme as assessoras pedagógicas, Rita Trapp e Mayara Colomby, “a filosofia montessoriana é uma escolha, está totalmente conectada com nossa postura, nosso olhar para a criança, e é através desse olhar sensível que o ambiente deve ser preparado para que o material tenha sentido e o processo de ensino aprendizagem ocorra de maneira efetiva e respeitosa”.  Segundo elas, o ambiente preparado tem a criança como centro do processo para se conectar e viver o mundo lá fora,  e a sala de aula montessoriana apresenta esse mundo com oportunidades de viver a realidade.

Versão do Sistema: 3.2.3 - 06/06/2022