11 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Reunião entre professores do CEJA e do IFSul aborda o Projeto EJA integrada à Qualificação Profissional – IFSUL

Estudantes  da EJA realizarão cursos profissionalizantes na instituição federal.

No dia 08 de março, ocorreu a primeira reunião entre os professores do Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA e os professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, responsáveis pelo Projeto “EJA integrada à Qualificação Profissional – IFSUL”.

O diretor do IFSul – Campus Camaquã, Tales Amorim, destacou a importância das três esferas administrativas - federal, estadual e municipal - trabalharem em parceria para que a educação pública tenha avanços e tenha qualidade na sua forma de oferta. Ele acredita que os órgãos públicos precisam conversar entre si e aprender uns com os outros.

O secretário Municipal da Educação e Desporto, Nelson Egon Geiger Filho, enfatizou a relevância desse Projeto para a Rede Municipal de Ensino e o quanto a proposta do IFSul contemplou e veio complementar o que a Educação de Jovens e Adultos - EJA necessita. “A qualificação para o trabalho que os cursos do Instituto Federal possibilitam garantem muita qualidade e experiência prática, trazendo um diferencial, não só para Camaquã, mas para a região”, ressalta Nelson.

Os coordenadores do IFSul, Gabriel de Almeida e Roberto Oswald, apresentaram os cursos de Operador de Sistemas Domésticos de Tratamento de Águas e Auxiliar de Eletricista Residencial que serão ofertados aos alunos do CEJA. Eles explicaram a matriz curricular de cada curso e os módulos que serão trabalhados. Gabriel e Roberto também apresentaram os professores que ministrarão cada componente curricular do curso e esses fizeram uma pequena explanação do que abordarão durante as aulas.

Os professores do CEJA tiveram a oportunidade de falar também como é o público-alvo da EJA, como é a realidade desses alunos, as dificuldades enfrentadas e o que almejam quando buscam a EJA. Ainda foi pontuado da importância que esse projeto possui para capacitar os educandos para o mercado de trabalho e também para terem uma certificação profissional, dessa forma auxiliando-os nas suas atividades laborais e recebendo a oportunidade de melhorar suas condições de trabalho.