Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site
Domingo,
29 de março
20º 31º
Previsão para hoje (29 de março)

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Camaquã - RS
Acompanhe-nos:
Twitter
Facebook
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
14
14 MAR 2019
CULTURA
Forte Zeca Netto será palco da abertura oficial do Ano Cultural 2019
Na terça-feira (19), acontecerá no Forte Zeca Netto, às 19hs, a Abertura Oficial do Ano Cultural 2019, apresentando a exposição “Registros e Memórias” e Happy hour com Lucas Campos.

Na terça-feira (19), acontecerá no Forte Zeca Netto, às 19hs, a Abertura Oficial do Ano Cultural 2019, apresentando a exposição “Registros e Memórias” e Happy hour com Lucas Campos.
Sobre o Curador:
ADRIANO SIGNORINI KATH
Professor, historiador, pesquisador, mestrando em Memória Social e Bens Culturais, proprietário rural na região de ilhas do rio Camaquã, chão herdado de seus ancestrais maternos e paternos. Envolvido desde sua infância neste contexto cultural e histórico que abraça esta região do estuário do rio Camaquã, o autor dedica inteiramente suas pesquisas ao regionalismo. Expor, lembrar, reafirmar toda história que envolve este fragmento do município de Camaquã surge como objetivo principal ante o esquecimento irrompido da distância geográfica e demais adversidades que o tempo impõe ao local. Praticando o uso do método biográfico, periodicamente acontece visitações as famílias que tiveram seus ancestrais vivendo em diferentes ilhas, buscando firmar a singularidade de cada uma.
“...cada ilha tem sua história, as pessoas que encontro dividem comigo parte do passado de seus ancestrais, colonizadores que foram de grande valia no fomento a economia e sociedade camaquense, isto lá no século XVIII quando a atual região central do município inexistia...a estas pessoas todo meu agradecimento, esta exposição nasceu assim, pela contribuição de cada indivíduo consciente de que uma comunidade cresce imensuravelmente entendendo o seu passado pela preservação de suas memórias”.
A exposição “Registros e Memórias” que reproduz a experiência de visitar a sala da casa de alguém. Dada essa proximidade proposta pelo curador, ao examinar porta-retratos e resquícios de antigos ofícios, costurados com a história dessas famílias e suas moradas, passamos a conhecer um vasto universo de saberes e vivências únicas, as quais proporcionaram valores de grande relevância histórica e cultural para nossa região, para muito além do limite das ilhas.

Local: Forte Zeca Netto
De 20 a 28 de março
Horário de visitação: Segunda-feira das 13:30 às 17:30 
De Terça à sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30min às 17h30min
Telefone para agendar sua visita: 3671-5288

Newsletter
Inscreva-se e receba nossos informativos em seu e-mail
INSCREVER-ME
Endereço
Av. Olavo Moraes, nº 869
CEP: 96180-000
Atendimento
Segunda a sexta das 08h30 às 12h e das 13h30min às 17h
Acompanhe
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia